quarta-feira, 2 de março de 2011

Águas de março

Estamos iniciando o mês em que mais chove durante o ano.Em várias partes do mundo como na Austrália e Veneza ,toda vez em que chove forte ,moradores de regiões metropolitanas enfrentam alagamentos. Em Janeiro desse ano na região Serrana do Rj ,aproximadamente 800 pessoas morreram vítimas das inundações.
De acordo com alguns geólogos, esse problema é comum nas metrópoles por conta da urbanização desenfreada e de gestos considerados menores, para a maioria da população, como o de jogar no chão um papel de bala aparentemente inocente.Esse são um dos fatores que dificultam a passagem da água. A falta de áreas verdes, livres do concreto, como os jardins, impede que a água da chuva se infiltre na terra. 


“As próprias construções e a pavimentação impede que a água infiltre. 
Não tem caminho para ela infiltrar então ela vai escoar superficialmente. 
Como a cidade é plana, e tem várias depressões, a
 água vai ficar empossada”, explicou a geóloga.
                                                [Maria da Graça Ferreira]


É muito triste ver,os noticiários anunciando mortes de pessoas inocentes,crianças,idosos e etc. Pessoas que por falta de opção moram em encostas,morros,ou próximos a córregos.
A cada dia que passa, a urbanização cresce e se torna totalmente em uma cidade de concreto, que ocorre uma mudança de temperatura. O calor faz a água evaporar mais rápido e por isso chove mais. Só que quando chove quem mora na Região Metropolitana por exemplo ,  é obrigado a enfrentar as ruas alagadas pela água da chuva.E depois que as inundações chegam ao fim,ficam as doenças,a  falta de abrigo,alimento,roupas e outros .
Um dos grandes problemas é que a população são quem mais contribuem para esse tipo de situação,acredito que esses maus hábitos venham de gerações antigas,Até mesmo porque essas questões ambientais surgiram na vida das pessoas a pouco tempo.Tem muita gente por aí que mau sabe o que é aquecimento global.
Infelizmente essa é a realidade,a população carente é a que mais sofre com esses tipos de problemas,não apenas por desconhecerem,mas também por nãao terem culpa das construções inadequadas,que resultam as chuvas.


Todo mundo pode colaborar para diminuição dos alagamentos ou tentar amenizá-los. Primeiro é preciso parar de jogar lixo no chão, depois é preciso tentar criar áreas verdes nas cidades. Um pequeno jardim ou plantação em casa, já contribui bastante para reverter essa situação.
                                                                                                                                               
                                                                              Ludmila França
Brisbane, Austrália 2011

É pau, é pedra, é o fim do caminho



É um resto de toco, é um pouco sozinho
É um caco de vidro, é a vida, é o sol
É a noite, é a morte, é o laço, é o anzol ....

                                                                                
                                                                                                                                
                                                                                                                                   Luds ♥

Nenhum comentário:

Postar um comentário