quinta-feira, 7 de julho de 2011

Até a borboleta precisa ter paciência



O grande escritor grego Nikos Kazantzakis (“Zorba, o Grego”) conta que, quando criança, reparou num casulo preso a uma árvore, onde uma borboleta preparava-se para sair.
Esperou algum tempo, mas – como estava demorando muito – resolveu acelerar o processo, e começou a esquentar o casulo com seu hálito. A borboleta terminou saindo, mas suas asas ainda estavam presas, e terminou por morrer pouco tempo depois.
“Era necessária uma paciente maturação feita pelo sol, e eu não soube esperar”, diz Kazantzakis. “Aquele pequeno cadáver é, até hoje, um dos maiores pesos que tenho na consciência. Mas foi ele que me fez entender o que é um verdadeiro pecado mortal: forçar as grandes leis do universo. É preciso paciência, aguardar a hora certa, e seguir com confiança o ritmo que Deus escolheu para nossa vida”.

2 comentários:

  1. Paciência não é virtude, é necessidade!
    Ruminar, ponderar, aguardar... As vezes a rotina, ou a anciedade, talvéz a angustia nos fazem ter pressa de querer, quando na verdade estes momentos estão em nossas vidas para nos ensinar calma e cautela.


    http://plumitivoledor.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Hermann,Ter paciência também acaba por ser uma virtude,sim!
    Existem pessoas que são super,pacientes,não tem anceios,não agem por impulso e outros. E no meu ponto de vista, isso se torna uma virtude.Sábio é aquele que consegue deixar o tempo resolver as coisas, sem precisar precipitar.
    Abraçoos!

    ResponderExcluir